X
Menu

O Vale do São Francisco

Pode esquecer a ideia de que no Sertão só existem cactos e que as pessoas e os animais sofrem com a falta d’água. O cenário é completamente diferente no Vale do São Francisco, a região margeada pelo rio de mesmo nome nos estados de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, é um dos maiores polos da fruticultura irrigada no Brasil.

As principais Cidades que movimentam a economia do Vale do São Francisco são Juazeiro-BA e Petrolina-PE. A população segundo o último censo realizado em 2015 é de aproximadamente 600 mil habitantes.

Esse crescimento as tornou pólo de atração em diversas áreas: comércio, educação e saúde, atraindo grande parte da população das cidades circunvizinhas.

Juazeiro e Petrolina são destaques no agronegócio devido ao aumento das exportações de uva

98% das uvas de mesa e 95% das mangas exportadas pelo país saem do Vale do são francisco, e vão para países da América, Europa, África e Ásia. Um negócio que gera cerca de 240 mil empregos e que movimenta quase 1 bilhão de reais por ano, grande parte escoados por via aérea, onde os vôos saem do aeroporto internacional de Petrolina.

Pólo Vinícola

Atualmente, o Vale do São Francisco abriga a vinícola Botticelli, em Santa Maria da Boa Vista (PE); as vinícolas Bianchetti, Mandacaru e Terroir do São Francisco, e a vitivinícola Rio Sol (Santa Maria), em Lagoa Grande (PE); a Vitivinícola Quintas São Braz, em Petrolina (PE); e a vinícola Terra Nova, em Casa Nova (BA). A produção de vinhos é cada vez mais desenvolvida, recebendo visitantes de todo o mundo, em passeios que incluem tour pelo processo de produção e degustações.

Califórnia Sertaneja

A Região está situada no Paralelo 8 e se destaca pela produção contínua de uvas viníferas, chegando a 2 safras e meio por ano, único lugar do mundo em que esse fenômeno acontece.

Petrolina, cidade considerada a Califórnia Sertaneja, está situado um moderno aeroporto com vôos diários, que permitem aos turistas aproveitar toda a infraestrutura hoteleira da cidade e a programação de eco e enoturismo que os municípios circunvizinhos oferecem. O Vale realça-se pela belezas naturais, cercado por ilhas fluviais e balneários, oferecendo ótimo atendimento. O Vale também investe muito em educação, com várias instituições públicas e privadas. O destaque na culinária do Vale vai para o bode, que pode ser degustado no maior complexo gastronômico deste setor, chamado bodódromo.

Venha conhecer o Vale!

 

Siga-nos nas mídias sociais

Facebook  Instagram